Histórico

O LAMAG foi criado em 2009, em uma sala alugada no Edifício Funcionários, no Bairro da Vila Santa Cecília em Volta Redonda, a partir da uma iniciativa empreendedora de docentes do Departamento de Administração da então Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda, atual Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFF). Estes docentes pesquisadores integravam o Grupo de Pesquisas em Administração e Desenvolvimento Econômico e Social (GPADES). Os recursos iniciais vieram de serviços prestados às empresas e de fomento da FAPERJ, em projeto liderado pelo professor Marcelo Amaral.

Em junho de 2010, com a inauguração do primeiro prédio do campus Aterrado, o LAMAG foi transferido para a sala 205 do Bloco A e, em 2012, com o término da construção do campus, foi instalado em seu espaço definitivo, na sala 105 do bloco B.

A partir de 2011, o então recém-criado Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) começou a crescer e a demandar uma estrutura organizacional mais profissional. A partir deste ano sua operação passou a ser feita no espaço físico do LAMAG.

A partir da fixação de uma sede definitiva e do crescimento do ICHS/UFF, novos grupos de pesquisa foram sendo criados e instalados no LAMAG. A articulação entre estes grupos e pesquisadores permitiu a criação em 2013 do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF). Cuja primeira turma foi iniciada em 2014.

Em 2014, um segundo projeto da FAPERJ foi obtido pelo professor Murilo Alvarenga Oliveira, então coordenador do PPGA/UFF. Este recurso permitiu a transformação das baias em salas e a compra de mais mobiliário.

Em 2015, uma nova iniciativa empreendedora, liderada pelos professores Márcio Moutinho Abdalla e Gustavo da Silva Motta, levou a criação da Revista de Administração, Sociedade e Inovação (RASI), que desde sua criação é sediada no LAMAG.

Ao longo dos anos diversas turmas de mestrandos do PPGA/UFF, professores visitantes, pós-doutorandos, bolsistas de projetos, entre outros, utilizaram o LAMAG para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. Entre 2009 e 2022, estima-se que os grupos de pesquisa instalados no LAMAG e o PPGA/UFF operaram mais de R$ 10 milhões de reais em projetos, tanto na prestação de serviços para empresas e organizações públicas, quanto na captação de projetos em agências de fomento nacionais e internacionais.

Em 2020, durante o período de pandemia, o LAMAG ficou fechado para usuários, mas foi possível atualizar os equipamentos e softwares por meio de emendas parlamentar obtida no final de 2018 junto ao então Deputado Federal Wadih Damous.

Em março de 2022, o LAMAG voltou a funcionar na sua rotina normal.